Liderar não é fácil. Sabendo, claro está, que liderar é muito mais do que somente dar ordens ou instruções a outras pessoas sobre o que fazer. Liderar é a capacidade de motivar, inspirar e conduzir outras pessoas a atingir objetivos, a melhorar o seu desempenho, a se superar e a se tornar melhores, de modo consistente e contínuo. E por isso se torna complexo e exige dos líderes algumas competências e alguns traços comportamentais que nem sempre são intuitivos e muito menos inatos na generalidade das pessoas. Essas competências podem no entanto ser adquiridas e desenvolvidas, e com o seu desenvolvimento a nossa eficácia enquanto líderes aumentará, traduzindo-se em melhores resultados e num impacto positivo no desenvolvimento das pessoas que influenciamos.
De entre as muitas competências que um líder deve possuir, destacamos algumas que consideramos essenciais a conseguir impactar positivamente as pessoas:
De entre as muitas competências que um líder deve possuir, destacamos algumas que consideramos essenciais a conseguir impactar positivamente as pessoas:
- Competências Relacionais: A capacidade em comunicar eficazmente, sabendo escutar e criar empatia com as outras pessoas é determinante para liderar, uma vez que é através do seu relacionamento com os outros que o líder consegue passar a sua mensagem à sua equipa, obter feedback e influenciar pessoas eficazmente. Além disso, um líder que não demonstre interesse genuíno na sua equipa e que não entenda as diferentes dinâmicas de relacionamento existentes entre as pessoas não conseguirá ter um comportamento que motive e melhore o desempenho das pessoas com quem trabalha.
- Tomada de Decisão: A pior coisa que pode acontecer numa organização é não serem tomadas decisões. É uma das coisas que as pessoas esperam do seu líder, a capacidade de decidir e de ser responsável pelos atos que derivam dessa mesma decisão. Uma organização em que os problemas fiquem por ser resolvidos gera uma cultura de desresponsabilização e um ambiente de trabalho em que não há problema em não decidir. E isso afeta a moral e o potencial de desempenho das pessoas, que sentem que ao não se tomar decisões os problemas não se resolvem (e até podem aumentar!) e a organização não progride. Além disso, além da capacidade de decidir, a capacidade de de correr riscos é também determinante para a liderança, pois incentiva a equipa a sair da sua zona de conforto e a ser mais audaz.
- Capacidade de Treinar/ Formar a Equipa: Um líder é alguém que faz com que as pessoas que trabalham na sua equipa se desenvolvam, melhorem e adquiram novas competências, pois só assim as pessoas serão capazes de estar preparadas para um superior desempenho e para dar resposta eficaz aos desafios cada vez mais complexos com que se deparam. Para isso o líder assegura que a sua equipa recebe o treino e a formação adequada a um desempenho de excelência. Nos dias que correm, somente com mestria se consegue fazer a diferença e somente com um domínio profundo das diversas competências - quer técnicas, quer comportamentais - se conseguem atingir patamares de excelência e superação.
- Saber Delegar: A delegação de tarefas é uma das competências chave para uma liderança eficaz. E isto tem essencialmente dois motivos: O primeiro, é a libertação do líder para a realização de outras tarefas de maior importância. O segundo é o aumento de competências da sua equipa, pois ao delegar eficazmente (ou seja, dar a tarefa para execução, treinando o seu colaborador para a sua realização e acompanhando a sua execução), o líder está a contribuir ativamente para a melhoria das competências do seu colaborador, tornando-o mais apto e mais motivado.
- Liderar pelo Exemplo: Longe vão os tempos do "faz o que te digo e não faças o que eu faço". Bem pelo contrário, as pessoas querem olhar para o seu líder e ver nele o exemplo daquilo que necessitam. O líder deve assim exemplificar, através das suas ações, das suas atitudes e dos seus comportamentos, o que deseja na sua equipa, pois só assim "contagiará" as pessoas positivamente. Se o líder exigir da sua equipa um determinado tipo de comportamento e exibir um comportamento oposto ao desejado, as pessoas não irão corresponder do mesmo modo, podendo até virar-se contra o líder. Uma coisa é certa, se não der o exemplo, o líder não conseguirá obter os comportamentos e resultados desejados às pessoas que trabalham consigo, pois as pessoas tendencialmente replicam os comportamentos que observam e experienciam.
- Ultrapassar Adversidades: Como dissemos atrás, o líder deve liderar pelo exemplo. Parte fundamental de ter uma equipa motivada é ter uma equipa preparada para lidar com as adversidades que surgem no dia-a-dia, mantendo a clareza e apresentando soluções criativas e decisivas para os problemas e desafios que lhe são colocados. Ora, sabendo que o líder deve liderar pelo exemplo, e sabendo que a incerteza dos dias nos traz adversidades de modo frequente, a melhor forma de contribuir para uma equipa motivada e resiliente é encarar as dificuldades como desafios a ultrapassar, de modo a sair fortalecido das mesmas e a fortalecer a sua equipa. Ao se comportar assim, vai aumentar a motivação, a coesão e evitar que o desempenho da equipa se deteriore.
Certamente que as competências chave para uma liderança não se esgotam nestas que acabamos de mencionar. No entanto, estas são aquelas que consideramos fundamentais e que achamos que se forem devidamente dominadas conduzem a uma probabilidade elevada de sucesso em funções de liderança
Mas gostaríamos de saber a sua opinião: Que competências valoriza mais num líder? Se lidera uma equipa, quais são as suas principais competências enquanto líder?
Mas gostaríamos de saber a sua opinião: Que competências valoriza mais num líder? Se lidera uma equipa, quais são as suas principais competências enquanto líder?